quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A Graça Tripla do Senhor Disponível para Atender a Condição Lamentável Deles


A Graça Tripla do Senhor Disponível para Atender a Condição Lamentável Deles


O Senhor nunca aponta o fracasso sem dar um remédio. Neste caso, é triplo. Ele diz:
  1. “De Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças” (v. 18a). Isso satisfaria sua condição destituída de “desgraçado”, “miserável” e “pobre”. Eles imaginavam que eram ricos (no sentido de ter muita verdade e grandes poderes espirituais), mas na realidade precisavam de “ouro”. O ouro nas Escrituras fala da justiça divina. Isso significa que eles não tinham uma base justa na qual pudessem estar diante de Deus. Isto mostra que a massa professa na Cristandade nos últimos dias não será nem salva! “De Mim compres... indica a necessidade de ter uma relação pessoal com o Senhor em fé.
  2. “E vestidos brancos, para que te vistas” (v. 18b). Isso satisfaria sua condição de estar “nu”. Essa igreja não apresentava as características morais de Cristo. Por isso, precisavam de uma vida de justiça moral e prática – da qual falam as vestes brancas.
  3. “E que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (v. 18c). Isso satisfaria a condição de serem espiritualmente “cegos”. Eles se enganavam. Eles se viam como algo que não eram, e precisavam desesperadamente abrir os olhos para sua verdadeira condição; mas mais importante, ver o Senhor. O Senhor promete que, se eles se voltassem para Ele, Ele lhes daria o discernimento espiritual que lhes faltava. 
Ele diz: “a todos quantos amo... (v. 19). Isso se refere aos verdadeiros crentes em meio à massa professa. Nos primórdios da Igreja, ela havia deixado seu “primeiro amor”, mas agora, nos últimos dias, descobrimos que o Senhor não deixou o Seu amor por ela! Por todos os longos anos de abandono a Cristo e à verdade, descobrimos que Ele não mudou! “Cristo amou a Igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef 5:25).
Infelizmente, ao examinarmos as grandes pretensões dos laodicenses, vemos que o Senhor – no que diz respeito aos Seus direitos – foi deixado de fora (v. 20). Assim, Laodiceia é retratada como uma igreja sem Cristo, tendo colocado o Senhor da glória fora de sua porta. Essencialmente, eles (na prática) excomungaram a Cabeça da Igreja! Isto é marcado pela indiferença grosseira às reivindicações de Cristo. Tal é a condição lamentável que marca a Cristandade moderna nestes últimos dias. Hamilton Smith disse: “Como antigamente, a nação de Israel selou seu destino ao rejeitar seu Messias, e sua casa ficou desolada; assim, hoje, a Cristandade está selando seu destino rejeitando a Cristo, e muito em breve será vomitada de Sua boca”. Este é o retrato solene que encerra o capítulo 3 e, com ele, a história da Igreja na Terra.
A recuperação será apenas em uma base individual. Não podemos esperar ver uma recuperação em larga escala da Igreja. Por isso, o Senhor diz: “se alguém ouvir a Minha voz... (2 Tm 2:19-21). A única esperança é que alguns indivíduos sejam recuperados desse estado desprezível.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O fato de o Senhor mencionar Sua vinda em Seus discursos às últimas quatro igrejas indica que essas condições eclesiásticas continuarão na Terra de algum modo observável até que Ele venha. Olhando para a vasta profissão Cristã hoje, podemos ver o que “Tiatira” representa – o catolicismo. Então, podemos ver o que “Sardo” representa – as igrejas protestantes e os muitos corpos dissidentes que saíram deles. E também há o que “Filadélfia” representa – um testemunho remanescente pequeno e aparentemente insignificante no qual são praticados os primeiros princípios de ordem na assembleia. E, finalmente, podemos ver “Laodiceia” – um grande setor no testemunho Cristão que é caracterizado pela grandeza autossuficiente e que se imagina dotado de grandes riquezas espirituais e poderes miraculosos.
As duas últimas igrejas não são apenas posições eclesiásticas, mas são também estados morais nos quais os crentes são encontrados. Por exemplo, pode ser possível estar eclesiasticamente em uma posição de Filadélfia, mas estar praticamente em um estado de Laodiceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário