A
Tríplice Apresentação do Senhor de Si Mesmo
V. 7 – O Senhor
Se apresentou a essa igreja de três maneiras. O resultado de os crentes O apreenderem
a partir dessas características é que três grandes coisas aconteceram naquela
época.
Primeiramente, o
Senhor disse: “o que é santo, o que é
verdadeiro”. Naquela época, os santos exercitados viam o Senhor no caráter de
ser “santo” e “verdadeiro”, e entendiam que para ter comunhão com Ele, santidade
e verdade eram requeridas deles. Isso os levou por vários exercícios em relação
à separação do mal. Resultou em eles quebrando todos os laços não bíblicos que
tinham – particularmente os eclesiásticos (2 Tm 2:19-22).
Em segundo
lugar, o Senhor Se apresentou como tendo “a
chave de Davi”. Essa é uma referência às profecias do Velho Testamento
referentes ao Messias de Israel. São profecias relacionadas com as promessas
feitas a Davi a respeito de Cristo que viria de sua casa (linhagem) para reinar
em Seu reino (Is 22:22). Naquela época, o Senhor produziu na profissão Cristã
um despertar geral e interesse pela profecia. Ao buscar assuntos proféticos,
eles descobriram que a Igreja não tem parte das futuras bênçãos terrenas de
Israel, mas tem suas próprias bênçãos distintas e celestiais. Assim, lhes foi
dado ver a verdadeira natureza e o chamado da Igreja, com seus arranjos
práticos para adoração e ministério enquanto na Terra. Isso levou muitos a
retornar ao padrão simples na Palavra de Deus quanto à ordem da assembleia.
Em terceiro
lugar, o Senhor Se apresentou a esta igreja como “O que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”. Naquele
momento, o Senhor abriu a porta para o tesouro da verdade de Deus e produziu
uma recuperação completa da verdade que uma vez foi dada aos santos (Jd 3).
Isto incluiu a verdade da vinda do Senhor (o Arrebatamento), e eles são
elogiados por manterem suas afeições por ela (v. 10). Foi um movimento soberano
de Deus que nenhum homem ou demônio poderia parar. Apreender isso deu aos
santos a confiança de se reunirem para adoração e ministério, como sendo guiados
pelo Espírito.
É significativo
que esta igreja não seja chamada a se arrepender, como foi o caso nas igrejas
anteriores (exceto Esmirna), porque já estava em um estado de arrependimento.
Eles ficaram profundamente tristes com a condição caída do testemunho da Igreja
e confessaram sua parte em seu fracasso (compare Daniel 9; Esdras 9; Neemias
9). Consequentemente, não havia nada para o Senhor julgar porque eles haviam se
julgado.
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