segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

15) Lia e Raquel (Gênesis 28-30)


15) Lia e Raquel (Gênesis 28-30)

Jacó, enviado por seu pai, é uma figura de Deus Pai enviando Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo para este mundo (1 Jo 4:14). Jacó saiu da casa de seu pai por dois motivos: em primeiro lugar, por causa do pecado (Gn 27), e também para garantir uma noiva para si (Gn 28:15). Quando Jacó chegou ao país distante, viu Raquel no campo (que é um tipo de Israel) e desejou tê-la como esposa. Amando-a, Jacó concordou em comprá-la por meio de sua própria labuta pessoal. Esta é uma figura da obra e da labuta que o Senhor Jesus Cristo realizaria na cruz, a fim de que pudesse ter Israel em um relacionamento Consigo mesmo, no terreno de redenção.
Quando chegou a hora de Jacó receber Raquel, Labão traiçoeiramente o enganou, de modo que ele não conseguiu Raquel. Lia lhe foi dada em seu lugar. Lia é um tipo da Igreja. Deus permitiu que isso acontecesse a Jacó, para que pudéssemos ter essa maravilhosa figura de Seus caminhos com Israel e com a Igreja. Isto nos conta a história dos caminhos dispensacionais de Deus; quando Israel não foi entregue, Deus deu a Igreja ao Seu Filho em seu lugar, para que Ele tivesse uma noiva. Depois que Jacó recebeu Lia, ele mais tarde recebeu Raquel. Isto aponta para o tempo quando Deus terá terminado a Sua obra entre os gentios chamando a Igreja (At 15:14; Rm 11:25), e então Ele dará Israel ao Seu Filho para que Ele possa tê-la como Sua noiva terrena (Os 2:6-17; Is 62:4-5).
Jacó teve duas noivas: Lia (tipo da Igreja) foi recebida antes, apesar de Jacó primeiro ter feito seus avanços em direção à Raquel (tipo de Israel). Enquanto o ventre de Lia estava aberto e sendo frutífero tendo filhos, o ventre de Raquel era estéril (Gn 29:31). Isso corresponde aos dias atuais. Enquanto a Igreja está dando frutos para Deus, Israel tem sido estéril (Is 54:1; Os 3:4; Mt 21:19-21).
O ponto a se ver aqui é que Lia teve todos os seus sete (um número que significa completude) filhos antes de Raquel começar a conceber para ter seus filhos (Gn 30:22, 35:16). O parto de Raquel é uma figura da futura aflição de Israel na tribulação (Is 66:7-8; Jr 30:6-7; Mq 4:9-10, 5:3; 1 Ts 5:3). Lia terminou suas concepções antes do início da concepção de Raquel! Quão maravilhosa precisão desses tipos! (Sl 119:161).
A Igreja também terá terminado seu curso e testemunho de frutificação neste mundo, antes que Israel (os realmente judeus) passe pelo seu tempo de parto na tribulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário