segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Uma Breve Visão Geral da Ordem dos Capítulos no Livro


Uma Breve Visão Geral da Ordem dos Capítulos no Livro

Os capítulos seguintes (6-22) retomam o desenrolar dos eventos na Terra. Do ponto de vista dos santos no céu, nos capítulos 4 e 5, os eventos dos capítulos 2 e 3 foram cumpridos na história, e os eventos dos capítulos 6 a 22 ainda estão para serem cumpridos no futuro.
Como mencionado, se Deus deve usar este mundo como um palco para manifestar a glória de Cristo no “mundo futuro” (Hb 2:5), como Ele Se propôs a fazer, o mundo deve primeiro ser purificado da maldade e das pessoas iníquas por meio do julgamento (Is 26:9). Todo mal – homens e coisas – deve ser subjugado para dar lugar ao reinado de Cristo em justiça (Is 32:1; Zc 14:9). Antes de Cristo pessoalmente intervir em julgamento em Sua Aparição, vários juízos providenciais e indiretos cairão “do trono” de Deus (cap. 4:5) e “do altar” de Deus (cap. 8:5) e “do templo” de Deus (cap. 11:19; 15:5-8).
Como mencionado anteriormente, Deus reputa responsáveis as várias partes da Terra de acordo com o grau de luz que tiveram. Nos próximos capítulos, o Senhor toma cada uma dessas esferas separadamente e as julga adequadamente. As nações Cristianizadas tiveram a maior exposição à verdade por meio do evangelho e são as mais responsáveis. Portanto, o Senhor começa com elas e então, com as outras partes da Terra que tiveram menos luz.
O Espírito de Deus neste livro nos leva até a semana profética final da profecia de Daniel (Dn 9:24-27) três vezes e sob três perspectivas diferentes – cada uma terminando com os eventos que cercam a Aparição de Cristo. Eles são:
  • Cap. 6-11:18 – O juízo das chamadas nações ocidentais Cristianizadas, culminando com a Aparição de Cristo.
  • Cap. 12-14 – O juízo de Israel, culminando com a Aparição de Cristo.
  • Cap. 15-16 – O juízo das nações fora da terra profética, culminando com a Aparição de Cristo. 
Então, depois de um longo parêntese nos capítulos 17:1-19:10, em que o assunto da Babilônia (religioso e político) é abordado em detalhes, o assunto da Aparição de Cristo é retomado no capítulo 19:11-21 – que é onde as seções anteriores foram interrompidas. Então, os capítulos 20:1-21:8 apresentam o Milênio (que será estabelecido após a Aparição de Cristo), seguido pelo Estado Eterno. Os capítulos 21:9-22:5 formam um apêndice, dando-nos mais detalhes sobre a Igreja sendo usada para glorificar a Cristo no Milênio. Então, no capítulo 22:6-21 o Senhor faz Suas exortações finais e uma promessa tripla de Sua vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário