segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

JULGAMENTOS EM CONEXÃO COM ISRAEL Capítulos 12 a 14


JULGAMENTOS EM CONEXÃO COM ISRAEL
Capítulos 12 a 14


Esta divisão do livro propriamente começa no capítulo 11:19. Nestes capítulos, o Espírito de Deus nos leva de volta ao mesmo período de tempo que foi coberto nos capítulos 6-11, mas de uma perspectiva diferente. Na verdade, essa profecia tem seu início muito antes da septuagésima semana de Daniel e leva o leitor por um contínuo esboço profético desde o nascimento de Cristo até que Ele apareça e pise o lagar do juízo (cap. 14:14-20).
Tendo nos dado coisas do ponto de vista das nações Cristianizadas do ocidente nos capítulos anteriores, o Espírito de Deus agora dá detalhes da perspectiva das tratativas de Deus para com Israel. Isso pode ser visto no fato de que os símbolos e linguagem usados nesses capítulos são manifestamente judaicos. Isto é evidente pela menção da “arca do Seu concerto”, que é o sinal da fidelidade de Deus para com o Seu povo terreno, Israel. A menção de sinais (uma “maravilha” na KJV – vs. 1, 3) também indica que uma ordem judaica de coisas está diante de nós (Mt 16:1; 1 Co 1:22). A marcação de “dias” e “tempos” também indica isso (vs. 6, 14; Gl 4:10). Por essas coisas que observamos, vemos que os pensamentos e os caminhos de Deus estão voltados para Israel, e assim haverá um recomeço de Suas tratativas com eles em nível nacional.
A abertura do “templo” no céu e os juízos procedendo dali, indicam que o que está prestes a ser revelado nesta profecia é uma linha diferente de coisas nas relações de Deus com a Terra. Nos capítulos 6-11, vimos os juízos procederem do “trono” de Deus (cap. 4:5), mas agora nos capítulos 12-14, os juízos procedem do “templo” de Deus. Isso indica que o assunto nesses capítulos mudou, e uma nova profecia começou.
Esta divisão no livro começa nos levando de volta ao nascimento de Cristo, porque grande parte das tratativas de Deus para com essa nação no futuro, gira em torno da rejeição de Cristo. Por isso, Deus retoma Suas relações com Israel, onde Ele a deixou, dois mil anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário