segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Grande Prostituta


A Grande Prostituta

Cap. 17:1-6 – O capítulo começa com uma descrição de uma “grande prostituta” cavalgando a “besta de cor de escarlata” com “sete cabeças e dez chifres”. Essa mulher corrupta é a Roma papal com todas as assim chamadas denominações Cristãs sob suas asas – o estado final da Cristandade depois que a verdadeira Igreja for chamada para o céu. É a falsa igreja de Satanás. A “prostituta” é, sem dúvida, a igreja católica romana. Isso é óbvio pela: 
  • A Evidência Geográfica – ela é identificada com Roma –a cidade dos sete montes – “sete cabeças” (v. 9). Nenhuma outra cidade notável do mundo foi assim descrita.
  • A Evidência Histórica – ela tem sido a grande perseguidora dos Cristãos ao longo da história. Nenhum outro sistema religioso na Cristandade tem sido culpado de martirizar os santos, como Roma (v. 6).
  • A Evidência Política – ela controlou os governos da Europa na história. Nenhum outro sistema religioso na Cristandade quis controlar os governos do mundo como Roma (vs. 1, 15, 18).
  • A Evidência Eclesiástica – a prostituição é uma figura usada nas Escrituras para aqueles que abandonam a Deus por idolatria. Nenhum outro sistema religioso na Cristandade teve a extensão da idolatria como o catolicismo (v. 2).
  • As Evidências Mundanas – nenhum outro sistema religioso na Cristandade se revestiu de pompa e glória como a igreja católica romana (v. 4).
  • A Evidência Comercial – nenhum outro sistema religioso na Cristandade teve tais conexões comerciais e acumulou tal riqueza (cap. 18:9-19). 

João é chamado para ver “o julgamento” (ARA) (não a glória) da grande prostituta. Sua destruição, que ocorre na metade da semana profética, marca o fim da Cristandade. A influência da mulher corrupta sobre as multidões no ocidente é vista nela sentada em “muitas águas” (vs. 1, 15). Sua culpa de prostituir a verdade e intoxicar os homens com suas más doutrinas e práticas, é retratada em sua “fornicação” (v. 2 – TB).
Embora professe grandes posses espirituais, ela é espiritualmente destituída. Isto é indicado pelo lugar de seca em que habita – “um deserto”. Ela se assenta na “besta”, indicando que ela terá o controle das nações confederadas do ocidente. Sua glória mundana é vista em suas vestes de “púrpura e de escarlata” com “ouro, e pedras preciosas e pérolas” (v. 4). Ela é identificada como “Mistério, a grande Babilônia”, indicando as profundezas de sua idolatria. Ela é “mãe das prostitutas” (TB). Isso significa que ela tem muitas filhas sob suas asas, que têm seu caráter. Como uma “mãe”, ela deu origem a outras denominações na Cristandade, pois todas elas saíram de sua corrupção clerical e, portanto, carregam as marcas de seu caráter em graus variados. Todas elas serão reunidas sob suas asas na primeira metade da semana profética e constituirão a falsa igreja (v. 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário