segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O Mistério de Deus Sendo Cumprido – Cap. 10:1-11


O Mistério de Deus Sendo Cumprido – Cap. 10:1-11
O primeiro é a declaração do “mistério de Deus” (TB), que envolve a questão de porque Deus permitiu que o mal continuasse na Terra sem controle. Este mistério agora está prestes a ser cumprido por Cristo (o “Anjo forte”) intervindo publicamente e reivindicando Sua herança de acordo com as profecias do “livrinho”. O conteúdo do livrinho é a soma das profecias do Velho Testamento que prometem que o Messias de Israel virá e reinará em um reino mundial (Is 32:1; Sl 45:1-5, 72; Zc 14:9, etc.). Essas Escrituras que dizem respeito à vinda do Messias são chamadas de “os oráculos de Deus” (Rm 3:2 – TB). O ato de colocar o pé sobre “o mar” e “a Terra” é uma figura de Cristo afirmando Seus direitos à Sua herança, que consiste de toda coisa criada (Sl 24:1, 95:5). Esta é uma resposta ao Salmo 2:8-9.
No momento em que Cristo intervém publicamente em julgamento, o “mistério da ilegalidade” (2 Ts 2:7 – AIBB), que é a operação da “ilegalidade” entre os homens, em oposição à vontade de Deus em todas as coisas, divinas e seculares, será encerrado. Isto é algo que vem acontecendo desde os dias dos apóstolos, e continuou a crescer e alcançará sua culminação na apostasia do “homem do pecado” – o anticristo (2 Ts 2:6-8). Deus colocou uma restrição ao progresso do mal hoje, por meio de dois que o restringem, a qual estabeleceu na Terra para reduzir seu progresso. O apóstolo Paulo define estes como:
  • Aquilo que o detém” (v. 6 – TB).
  • Aqu’Ele que agora o detém” (v. 7 – TB). 
Aquilo que o detém” refere-se ao princípio da lei e ordem no governo humano que Deus colocou na mão do homem para exercer após o dilúvio visando conter o mal (Gn 9:5-6; Ec 5:8; Rm 13:1-7). J. N. Darby disse: “‘Aquilo que o detém”, portanto, é o poder de Deus agindo no governo aqui abaixo, conforme autorizado por Ele. O mais grosseiro abuso de poder ainda tem esse último caráter. Cristo poderia dizer a Pilatos: ‘Nenhum poder terias contra Mim, se de cima te não fosse dado’. Por mais perverso que fosse, seu poder é possuído como vindo de Deus” (Synopsis of the Books of the Bible, em 2 Tessalonicenses 2). O Sr. Darby também disse: “Aquilo que o detém’ no grego significa uma coisa. O que é isso? Deus não nos disse o que é, e isto, sem dúvida, porque a coisa que restringiu antes não é a mesma que restringe agora. Então, em certo sentido, era o Império Romano, como pensavam os pais, que viam no poder do Império Romano um obstáculo à revelação do homem do pecado, e assim oravam pela prosperidade daquele império. Atualmente, o obstáculo é a existência dos governos estabelecidos por Deus no mundo” (Collected Writings, vol. 27, págs. 302-303).
O segundo que restringe é Aqu’Ele que agora o detém” (2 Ts 2:7 – TB). Isso se refere a uma Pessoa divina – o Espírito Santo residindo na Terra na Igreja – agindo para conter o mal em várias esferas. O apóstolo Paulo diz que o Espírito irá restringir “até que do meio seja tirado [até que Se vá – JND]. Assim, haverá um tempo em que o Espírito Santo não mais residirá na Terra. Atualmente, o Espírito habita na Igreja, mas quando a Igreja for chamada da Terra no Arrebatamento, o Espírito também “Se irá” da Terra naquele momento, pois Ele habita na Igreja “para sempre” (Jo 14:16). Isso não significa que o Espírito deixará de trabalhar na Terra. Ele continuará a trabalhar aqui, mas será do céu como fez nos tempos do Velho Testamento.
Após o Arrebatamento, o mal fluirá em um ritmo acelerado, porque os governos do ocidente apostatarão e o Espírito de Deus não mais estará residindo na Terra para conter o mal. No entanto, a operação do mal será interrompida abruptamente na Aparição de Cristo, que é o ponto diante de nós em Apocalipse 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário