segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A PRIMEIRA VISÃO – Cristo, o Conquistador Vitorioso


A PRIMEIRA VISÃO – 
Cristo, o Conquistador Vitorioso

Cap. 19:11-16 – A sequência dos eventos proféticos é agora retomada com um relato detalhado da Aparição de Cristo. Os céus estão “abertos” porque o momento da Aparição de Cristo chegou. Isso é bem diferente do capítulo 4:1 onde uma porta no céu foi aberta para que João entrasse; aqui está aberta para que Cristo e os exércitos do céu saiam. O Senhor Jesus disse que ninguém sabe a hora exata em que isto será (Mt 24:36). A soberania da Terra é realmente a grande coisa em questão, e será decidida de uma vez por todas nesse momento. O resultado é que os reinos deste mundo se tornarão o reino de nosso Senhor e do Seu Cristo (Ap 11:15). Este é o caráter Davídico (guerreiro) do Senhor em julgamento. 
  • Ele monta um “cavalo branco”. Isto não é literal, mas simbólico do Seu poder vitorioso (v. 11a). Nos antigos países orientais, quando um rei chegava em um lugar montado num jumento, significava que ele estava vindo em paz (Zc 9:9), mas quando vinha a cavalo, estava vindo em guerra. Este Cavaleiro não deve ser confundido com o cavaleiro em um “cavalo branco” do capítulo 6:1-2, que é a Roma papal professando pureza de motivos, ao reunir as nações da Europa ocidental em uma federação.
  • Ele é chamado de “Fiel e Verdadeiro” porque julga com justiça e de acordo com a verdade (v. 11b).
  • Seus olhos são “uma chama de fogo”, significando que Ele tem onisciência divina, que sonda todo o mal oculto e trata dele de acordo com a justiça (v. 12a).
  • Ele usa “muitos diademas” referindo-se ao domínio universal que pertence a Ele (v. 12b).
  • Ter um “nome escrito, que ninguém sabia” fala da glória intrínseca de Sua Pessoa, que nenhum ser humano pode conhecer (v. 12c; Mt 11:27).
  • Ele está vestido com “uma veste salpicada de sangue”, significando que Ele vem em vingança (v. 13a). O sangue aqui não é o Seu sangue que foi derramado pelos pecadores, mas o sangue dos Seus inimigos (Compare Is 34:6, 63:1-4).
  • Seu nome é “a Palavra de Deus” porque Ele é o expoente perfeito da mente de Deus, conforme expresso no juízo (v. 13b; Jo 1:1).
  • Os “exércitos” do céu que O seguem são os santos celestiais glorificados, do Velho Testamento e do Novo Testamento, que comparecerão à Sua vinda (v. 14; 1 Ts 3:13, 4:14; Jd 14; Zc 14:5; Ap 17:14). Eles não têm armas porque não precisam de nenhuma; a batalha é do Senhor.
  • De Sua boca sai “uma aguda espada” (v. 15). Assim, Sua Palavra será o instrumento de destruição dos Seus inimigos (Hb 4:12; Is 30:31). Há dois propósitos na Sua vinda em juízo: em primeiro lugar, “ferir as nações com vara de ferro” que se reúnem no Armagedom – o juízo da colheita. Em segundo lugar, para pisar “o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso” – o juízo da vindima (Is 63:1-6; Ap 14:18-20). (Este último juízo não é mencionado aqui porque o Espírito de Deus está focando na Aparição de Cristo, e a vindima não acontece imediatamente, mas algum tempo depois.)
  • Seu nome (ou título) é “Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (v. 16). Isso indica Seu direito soberano de governar todos os reinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário