segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Queda da Babilônia


A Queda da Babilônia
Cap. 17:15-18 – O instrumento de destruição da prostituta são os “dez reis”, a federação de dez nações sobre as quais ela governará nos primeiros três anos e meio da semana profética. Essas nações terão tido o suficiente do catolicismo e “aborrecerão a prostituta”. E, com a ajuda da besta em pessoa, que assumirá a liderança do império, eles “a porão desolada”. Essa é a “queda” da Babilônia. Sabemos que isso acontecerá na metade da semana profética, porque o novo líder diabólico (a besta ou “ponta pequena [o chifre pequeno]) que sobe ao poder, continua no ofício de “príncipe” romano (Dn 9:27b – o segundo “ele”) por “quarenta e dois meses”, que é a última metade da semana (cap. 13:5; Dn 7:25).
Cap. 18:1-8 – Segue-se neste capítulo uma descrição da falsa igreja sob o catolicismo (a prostituta) em seu estado decaído, como tendo sido desolada pelos dez chifres. A proclamação: “Caiu, caiu a grande Babilônia” refere-se a isso. Como mencionado no capítulo 14:8, isso refere-se ao lado religioso do império tornando-se extinto. No entanto, a Babilônia como um império (política e militarmente) não terá desaparecido. Continuará sob uma forma satânica de governo sob a besta em pessoa e enfrentará sua completa e final destruição no final da semana profética, quando Cristo aparece e a julga. Isso é descrito no final deste capítulo 18 sob a figura de “uma pedra como uma grande pedra de moinho e lançou-a no mar” e “será precipitada Babilônia, a grande cidade” (cap. 18:21-24 – TB).
O que antes era a “morada de Deus em Espírito” (Ef 2:22) é agora visto como “morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo” (cap. 18:2 – ARA). Sua iniquidade é totalmente exposta por ter prostituído a verdade professada (que na realidade é um erro) e intoxicado as nações com suas doutrinas e práticas. É retratada como “fornicação” (TB) espiritual, que é idolatria (v. 3). Deus sempre chama Seus filhos para fora do que é corrupto e mau. Os santos dos séculos passados ouviram esse chamado e se separaram das abominações romanas, e milhares deles selaram seu testemunho com seu sangue. Um grande número de crentes tementes a Deus ouvirá esse chamado e se separará desse sistema iníquo nos primeiros 3 anos e meio da semana profética (v. 4). Eles sofrerão perseguição e martírio por causa de suas convicções (cap. 6:9-11, 17:6, 20:4a). Seus corruptos “pecados” de comercializar e prostituir as coisas Cristãs, e exaltar-se em vez de exaltar a Cristo, a Quem ela professa como Senhor, “se acumularam até ao céu” e exigiram o justo julgamento de Deus sobre ela (vs. 5-8).
Cap. 18:9-20 – É então dada uma explicação de seu mundanismo e mercantilismo. Uma lamentação universal é retratada a partir das várias classes de empresários comerciais do mundo, que tiveram relações com esse sistema perverso e lucraram com isso financeiramente. Os mercadores lamentam principalmente porque sua esperança de ganho desaparecerá. Parece que ela tem sido um fator de controle no mercado mundial. Não menos de vinte e oito coisas são mencionadas as quais ela comercializa. É significativo que o primeiro seja “ouro” e o último sejam “almas de homens”. “Deus julgou a vossa causa quanto a ela” (v. 20) significa que os santos de coração reto, muito antes disso, julgaram esse sistema perverso em seus corações, e se separaram dele. Agora, Deus vindica juízo sobre eles, por meio desta grande queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário