segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Três Anúncios da Vinda do Senhor


Três Anúncios da Vinda do Senhor

Antes disso, anjos e anciãos se comunicaram com João sobre eventos futuros, mas agora, eles desvanecem ao fundo e o próprio Senhor fala. Este é um final apropriado para o que foi revelado no livro. Ele anuncia Sua vinda – “Eis que cedo venho”três vezes, de três maneiras diferentes (vs. 7, 12, 20). Cada apresentação de Sua vinda tem uma aplicação tanto para o crente quanto para o incrédulo.
Cap. 22:7-11 – O primeiro anúncio da vinda do Senhor destina-se a nos livrar de nos estabelecermos neste mundo enquanto esperamos que Ele venha. Se “guardarmos” em mente os juízos que estão prestes a cair sobre o mundo, isso terá o efeito prático em nossas vidas para nos livrar do mundanismo. Como resultado, o curso de nossas vidas será alterado, sabendo que o juízo está vindo sobre tudo o que vemos. Se corretamente considerados, nossas energias não serão desperdiçadas em construir o que é “guardado para o fogo”, mas usadas para promover a causa de Cristo neste mundo (2 Pe 3:7).
Admirando o que vê, João tenta adorar aos pés do anjo, mas é repreendido por isso (vs. 8-9). Eles eram apenas instrumentos na instrução de João nos assuntos proféticos deste livro; eles não deveriam ser feitos mais do que eram. Em contraste com as profecias do Velho Testamento, que foram seladas até o fim do tempo (Dn 12:4), essas coisas não são seladas porque o retorno do Senhor e os juízos que se seguem estão prestes a cair sobre este mundo. O Senhor, portanto, diz: “Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo” (v. 10). Então as coisas estarão em um estado permanente. Todos serão abençoados por Deus ou estarão sob o juízo de Deus (v. 11).
Cap. 22:12-15 – O segundo anúncio da vinda do Senhor está relacionado com o fato de que Ele está trazendo Sua recompensa com Ele (v. 12). Isto é uma alusão ao tribunal de Cristo, que envolve o julgamento tanto dos crentes como dos incrédulos. Os perdidos serão julgados na Aparição e no reino de Cristo (2 Tm 4:1), mas os crentes terão suas recompensas demonstradas naquele dia. Este é outro incentivo para se viver para Cristo. Novamente, uma condição permanente decorrerá; aqueles que “lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro” serão abençoados, e aqueles que não as lavaram serão condenados para sempre.
Cap. 22:16-21 – O terceiro e último anúncio da vinda do Senhor tem propósito de avivar as afeições nupciais em nossos corações e despertar a preocupação pelos perdidos, de que possam ser salvos. O Senhor Se apresenta de duas maneiras: 
  • De uma maneira que se refere às profecias do Velho Testamento – “a raiz e a geração de Davi” (v. 16).
  • De uma maneira que está distintamente no caráter do Novo Testamento – “a resplandecente estrela da manhã” (v. 16). 

Isso desperta a afeição da noiva para pedir ao Senhor que “venha” (v. 17). O “Espírito e a noiva” [TB] dizem isso juntos, indicando que o Espírito de Deus produziu nos santos esse santo desejo, e são vistos como um, com a mente do Espírito. Um segundo chamado é feito ao restante do céu para se unirem ao chamado para o Senhor “vir” e fazer com que essas coisas aconteçam. Estar em comunhão com a mente do Espírito não é apenas ter um desejo vivo de que o Senhor venha, mas também ter um forte interesse na salvação dos perdidos. Por isso, um terceiro chamado para “vir” é dado pelo Espírito e pela noiva àqueles que ainda são estranhos à graça de Deus, para que tomem da “água da vida” e sejam salvos.
Uma advertência então é dada a qualquer um que tire “as palavras da profecia deste livro”. Todos os que o leem devem estar atentos em não deixar que a mente profana do homem se intrometa na revelação divina (v. 18-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário