segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

17) Moisés e Zípora (Êxodo 1-12)


17) Moisés e Zípora (Êxodo 1-12)

Moisés é outro tipo do Senhor Jesus Cristo. Ele foi o libertador designado por Deus para os filhos de Israel que estavam sob a escravidão tirânica de faraó no Egito (Êx 3:10; At 7:35). Faraó, o governante do Egito, é um tipo de Satanás, o deus e príncipe deste mundo. Moisés ansiava pelo seu povo e desejava que eles fossem libertados. Quando foi a eles, Moisés matou um de seus opressores egípcios, mostrando seu desejo de derrotar seu inimigo e tirá-los da escravidão. Mas seus esforços foram todos mal interpretados por seus irmãos, que disseram: “Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós?” (At 7:35; Êx 2:14) Consequentemente, eles o rejeitaram. Isso é um tipo dos judeus que rejeitaram o Senhor em Sua primeira vinda. Em essência, eles disseram a mesma coisa: “Não queremos que Este reine sobre nós” (Lc 19:14; Jo 1:11).
Tendo sido rejeitado, Moisés fugiu de seu povo para a terra de Midiã (Êx 2:11-4:19). No tempo deste afastamento de seus irmãos, ele recebeu uma esposa gentia, Zípora (Êx 2:21). Ela é outro tipo da Igreja que está sendo chamada pelo evangelho hoje. Zípora deu a Moisés um filho e o chamaram de Gérson, que significa “um estrangeiro aqui”. Isso fala do caráter que a Igreja deveria ter neste mundo como peregrinos e estrangeiros (1 Pe 2:11).
O ponto que precisamos ver nisso é que Moisés recebeu sua esposa gentia antes que os juízos (as dez pragas) começassem a cair sobre o Egito. Assim, Cristo terá Sua noiva (a Igreja) Consigo mesmo em glória, antes que os juízos da tribulação caiam neste mundo.
Depois de muitos anos, Deus enviou Moisés de volta para os filhos de Israel, que ainda estavam lutando sob seus opressores gentios (um tipo dos “tempos dos gentios” – Lc 21:24; Êx 3:10; 4:19). Moisés retornou à terra do Egito e começou a mostrar-se a seus irmãos que um dia o tinham rejeitado. Esta é uma figura do Senhor retomando Suas tratativas com a nação de Israel depois de ter levado a Igreja para o céu. Quando Moisés retornou aos seus irmãos no Egito, Deus começou a derramar juízo sobre aquela terra na forma das dez pragas (Êx 7-12:36). Deus milagrosamente preservou Israel no meio de todos os juízos que se tornaram sinais de confirmação de que Deus estava trabalhando em favor deles (Sl 78:43, 105:27; Êx 7:3; 8:22-23). Isso fala de como Deus preservará um remanescente de Israel durante a tribulação (Ap 7:1-8). Mas onde estava Zípora todo o tempo enquanto os juízos estavam caindo sobre o Egito? Ela não estava lá! Moisés a enviou de volta à terra de Midiã antes que os juízos viessem de Deus (Êx 18:1-2). Ela não é mencionada nenhuma vez durante as pragas. Ela não apareceu em cena até depois que todos os juízos caíram sobre o Egito e os filhos de Israel foram libertados.
Da mesma forma, a Igreja não aparecerá publicamente até que a tribulação termine, quando o Senhor virá para manifestar Sua noiva a um mundo maravilhado (2 Ts 1:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário