segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A QUINTA VISÃO – Os Santos Celestiais Reinam com Cristo por 1.000 Anos (o Milênio)


A QUINTA VISÃO – Os Santos Celestiais Reinam com Cristo por 1.000 Anos (o Milênio)

Cap. 20:4-10 – Depois de todos os poderes hostis serem abatidos, Cristo reinará sobre todas as obras das Suas mãos, com os santos celestiais (Ap 20:4-6). A escritura nos diz que Deus “determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do Varão que destinou” (At 17:31). Este “dia” não é um único dia de 24 horas, mas todo o período de 1.000 anos – o Milênio. É “o dia do Senhor” (2 Pe 3:8-10; 1 Ts 5:2; 2 Ts 2:2; Is 2:10-22; Jl 1:15; Sf 2:2; Ml 4:5). Antes disto os juízos da colheita e da vindima, são juízos guerreiros Davídicos do Senhor, mas “o dia do Senhor” é o Seu reino Salomônico de paz (1 Rs 5:4; Sl 72:7-8, 147:14; Is 60:18).
Um resumo é dado daqueles que terão o privilégio de compartilhar o reinado de justiça de Cristo. Há três classes de santos celestiais que se sentarão nos “tronos” na administração do reino. Esses tronos estão nos céus e não na Terra (Dn 7:22, 27 – “os santos dos lugares altíssimos” JND). Assim, os santos vão auxiliar no julgamento vindouro do mundo (1 Co 6:2). 
  •    Os que “assentaram-se sobre eles” são os santos glorificados dos tempos do Novo e do Velho Testamento (v. 4a).
  •    “As almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela Palavra de Deus” são os mártires da primeira metade da semana profética, que serão ressuscitados e glorificados (Ap 6:9-11).
  •    Aqueles que “não adoraram a besta, nem a sua imagem” são os mártires da última metade da semana profética que também serão ressuscitados e glorificados (Ap 14:2-3, 15:2-4). 

Cap. 20:7-10 – No final do milênio, Satanás “será solto da sua prisão”. Imediatamente ele fará uma tentativa final e desesperada de recuperar o domínio sobre o mundo. Ele sairá a “enganar” aqueles que estão perdidos, e eles o seguirão em uma audaciosa tentativa de derrubar os santos na “cidade amada”. Este é o último cerco de Jerusalém. Aqueles que o seguem são chamados de “Gogue e Magogue”, mas eles não são as mesmas pessoas de Ezequiel 38-39. Aqueles que seguirem Satanás nesse tempo são assim chamados porque têm o mesmo caráter ímpio da incredulidade. Deus usará esse evento para levar Satanás e todos os que o seguem, para o seu fim definitivo. “Fogo” (um símbolo de juízo) descerá de Deus e os devorará. Satanás será lançado no lago de fogo – sua eterna morada de juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário