segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Os Direitos de Cristo por Meio da Redenção Cap. 5:1-14


Os Direitos de Cristo por Meio da Redenção
Cap. 5:1
-14

Vs. 1-4 – Como o capítulo 4, o capítulo 5 é uma cena no céu. Tem a ver com “o livro” e com aqu’Ele que é digno de abrir seus “selos”. O livro (um pergaminho) não é a Bíblia, mas o título de posse da herança. Ele estabelece o propósito e o conselho de Deus em relação à bênção do mundo inteiro sob o reino de Cristo. O livro revela como Ele fará isso acontecer, que será por meio dos Seus “juízos” (Is 26:9).
Se a herança deve ser reivindicada para Deus, a grande questão é quem pode fazer isso? Quem pode remover o vasto sistema do mal que veio por meio do pecado e da rebelião do homem de uma maneira que satisfizesse as exigências do trono? E quem pode trazer o vasto sistema de bênçãos que a bondade de Deus propôs para todos no céu e na Terra? Todo o universo é desafiado com essas grandes questões pela proclamação de “um anjo forte” – e ninguém é encontrado entre todas as criaturas de Deus que seja digno ou capaz.
Por milhares de anos, os homens se esforçaram para reprimir os males do mundo e introduzir uma condição de paz e bem-estar na Terra, mas nenhum deles conseguiu fazê-lo. Literalmente, tudo foi experimentado na tentativa de conseguir isso. Os homens aplicaram todas as formas de governo – monárquico, ditatorial, republicano, democrático, socialista etc., mas nenhum foi bem-sucedido. Nem a religião nem a força militar foram capazes de reformar as nações do mundo. Homens tentaram aplicar leis por meio de tribunais de justiça e fizeram proliferar na Terra reformatórios e prisões, mas nenhuma dessas coisas também funcionou. Vez ou outra toda classe de homens tentou corrigir o curso deste mundo de uma forma ou de outra: reis, nobres, comandantes militares, as pessoas comuns na sociedade se unindo por uma causa ou outra, mas esses também, não conseguiram. Entre todos eles também não foi encontrado ninguém com a capacidade ou a dignidade de trazer paz e bênção para este mundo. Todos falharam porque só consideraram os direitos do homem e ignoraram os direitos de Deus e as exigências do Seu trono.
Vs. 5-6 – Nossos olhos são então voltados para ver esses requisitos atendidos perfeitamente em Cristo.  Ele é descrito de duas maneiras; em primeiro lugar, como “o Leão”, e em segundo lugar, como “o Cordeiro”. Como um “Leão” Ele é visto como capaz, pois um leão é conhecido por sua força (Pv 30:30). Como um “Cordeiro”, Ele é mostrado digno, porque embora seja desprezado pelos homens, Ele venceu o pecado pela morte. Ele é apresentado como tendo três atributos divinos: 
  • Suas “sete pontas [chifres] simbolizam Sua plenitude em poder – Sua onipotência.
  • Seus “sete olhos” simbolizam Seu completo esquadrinhar de todas as coisas – Sua onisciência.
  • Ter os “sete Espíritos de Deus enviados a toda a Terra” – fala de Sua onipresença. 

Vs. 7-8 – Há duas ações distintas que seguem: tomar o livro e a abrir seus selos (cap. 6:1, etc.). Tomar o livro significa o direito de Cristo à herança como o Cordeiro, e a abertura de seus selos significa o poder de juízo de Cristo para reivindicar a herança como o Leão. Tomar o livro significa que o tempo da “paciência de Jesus Cristo” já passou (cap. 1:9), e é chegada a hora da autoridade do Seu senhorio e poder. Quando Ele toma o livro, imediatamente os anciãos no céu, agindo como sacerdotes, prostram-se diante d’Ele tendo “harpas” e “salvas de ouro” (v. 8). 
  • As “harpas” falam dos louvores dos santos.
  • As “salvas [taças] falam das orações dos santos. 

Isto indica que esta companhia celestial de homens redimidos (os 24 anciãos) entende que Cristo está prestes a responder às orações dos santos que por milhares de anos O chamaram para vir e endireitar o mundo para a glória de Deus (Lc 18:7). Porém, mais especificamente, os santos que oram, com os quais a companhia celestial de anciãos está tão profundamente interessada, são aqueles que sofrem na Terra por sua fé durante o tempo em que os juízos apocalípticos deste livro serão derramados. Esses santos são crentes no evangelho do reino que será pregado naquele dia. Eles são aqueles a quem Deus redimiu da nação de Israel e das nações gentias (cap. 7). Os anciãos no céu são vistos como sacerdotes e observadores celestiais em conexão com esses santos sofredores da Terra.
Contudo, antes de Cristo abrir os selos e ordenar que os juízos caiam sobre a Terra, todo o céu irrompe em louvor àqu’Ele que é capaz e digno (vs. 9-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário