segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Transferência do Governo da Terra, dos Anjos para os Homens Redimidos


A Transferência do Governo da Terra, dos Anjos para os Homens Redimidos

As escrituras indicam que o governo do “mundo futuro” (o Milênio) estará nas mãos dos homens – homens redimidos (Hb 2:5). Atualmente, a Terra está sob a jurisdição dos anjos, que agem por Deus administrativamente na execução de Seus tratamentos governamentais com os homens. Depois que a presente dispensação da graça chegar ao fim e a Igreja tiver sido chamada para o céu, haverá um tempo em que os anjos serão reunidos e dispensados de seu ofício atual (Hb 12:22-23 – “miríades de anjos; À universal assembleia” AIBB), e esse ofício será transferido para as mãos dos homens glorificados.
Isso é visto aqui em Apocalipse 4-5. As “quatro criaturas viventes” (JND) representam (simbolicamente) os atributos do poder providencial na execução do juízo na Terra. Elas não são criaturas reais, mas emblemas da habilidade de Deus de governar a Terra providencialmente. Elas são descritas como “um leão” (poder), “um bezerro” (firmeza), um “rosto como de homem” (inteligência) e “uma águia voando” (rapidez de execução). Essas criaturas viventes são vistas no capítulo 4 como mescladas com os anjos. (não distintas deles) Elas são vistas como uma companhia agindo para Deus em Seu governo da Terra. Assim, a administração atual da Terra é exercida pelos anjos. Mas então, no capítulo 5, quando o Cordeiro toma o livro, “as quatro criaturas viventes” são vistas como separadas e distintas dos anjos. Agora elas estão mescladas com os anciãos (homens glorificados e redimidos) como uma só companhia. Elas são vistas agindo em conjunto com os anciãos na função sacerdotal de louvor (“harpas”), em oração (“salvas de ouro cheias de incenso”) e no cântico do hino dos remidos (Ap 5:8-10). Isso mostra que elas não poderiam ser criaturas reais criadas por Deus como são os anjos, porque todas tais criaturas não conhecem nem cantam a canção da redenção. Esta mudança indica que a administração da Terra será então transferida para as mãos dos homens remidos que são glorificados (Lc 19:16-19; Rm 8:17; 2 Tm 2:12; Hb 2:5; Ap 21:9-22:5).
W. Kelly disse: “As criaturas viventes em si, representam os atributos do poder providencial na execução do juízo; mas a comparação dos capítulos [4 e 5] aponta para uma mudança em sua administração a partir dos anjos, que são agora os agentes, para os redimidos que serão, então, os agentes. Assim, no capítulo 4, os anjos estão mesclados como se estivessem nas criaturas viventes; já no capítulo 5 eles são vistos como distintos em visto dos co-herdeiros de Cristo, a quem Deus sujeitará o vindouro mundo habitado, e não aos anjos. (Hb 2:5)” (Revelation Expounded, pág. 87).

Nenhum comentário:

Postar um comentário